aifia-pt - Re: [AI] Mind Maps

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Livia Labate <livia AT livlab.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Mind Maps
  • Date: Tue, 23 Jan 2007 18:01:24 -0500

Mind-Mapping eh soh tecnica para captura de ideias. Foi desenvolvido para ajudar estudantes a tomar nota usando palavras-chave e imagens, e como se baseia em conceitos basicos de como fazemos associacoes, etc, eh util para qualquer coisa.

Atividades de aquitetura de informacao sao em grande para de associacao de ideias e conceitos, mas eu nao diria que o mind-mapping eh uma ferramenta para AI em si.

Eu acho util utilizar mind-mapping no inicio de um projeto para identificar o que precisa ser feito. A ideia central eh o que precisa ser entregue e eu vou escrevendo o que vier a mente sobre os passos necessarios. Ajuda a pensar de uma maneira nao linear para depois criar um plano de projeto linear com dependencias, datas, etc.

Softwares para mind-mapping sao em geral problematicos porque nao sao tao ageis quanto um pincel no quadro branco, mas se voce estiver procurando um, FreeMind eh o melhor:

FreeMind
http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

Mindjet, Mind Manager, Visual Mind, Inspiration e ConceptDraw sao ok, mas teem muitos frufrus que atrapalham. No geral, eu nao recomendo qualquer software de captura para brainstorming porque o importante nao eh registrar como o brainstorming aconteceu, mas as conclusoes tiradas do processo de brainstorming.

Livia

Livia Labate

Information Architecture and Usability
Comcast Interactive Media