aifia-pt - Re: [AI] Outra dúvida... sobre formação?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "edson rufino de souza" <edson.rufino AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Outra dúvida... sobre formação?
  • Date: Thu, 26 Oct 2006 20:03:30 -0200

olá simone,

não há formações superiores epsecíficas para arquitetos da informação.
os cursos que mais se aproximam da formação necessária a um arquiteto
são os cursos de biblioteconomia e ciência da informação.

contudo, há linhas de pesquisa em cursos de pós-graduação que são mais
focadas em a.i., como o mestrado em biblioteconomia (ou ciência da
informação, não sei ao certo) na usp, onde o nosso amigo guilhermo
reis está estudando.

sobre o assumir-se um arquiteto da informação, a questão é complicada,
já que ainda se depende de uma formação pessoal autodidata. grande
parte dos profissionais de arquitetura da informação hoje são
designers (como eu), jornalistas, analistas de sistema, entre outros.

espero ter ajudado.

um abraço,
--
edson rufino de souza