aifia-pt - Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 112, assunto 3

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Tatiane Viana <tatixorg AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Digest AIfIA-pt, volume 112, assunto 3
  • Date: Tue, 31 Jan 2006 12:53:15 -0300

Acho que o caminho é este, porém serviços como o del.icio.us e afins
estão bem longe de serem organizado e bem classificado como um
trabalho de um AI.
Em serviços de colaboração quem cria, categoriza e transforma é o
usuário, mas prevalesce um trabalho inicial do AI, assim como o do
designer, do programador. Se eu crio um sistema de blogs, por exemplo,
existe um designer q fez o visual, um programador que fez as
funcionalidades e um AI que planejou e estudou como organizar tudo
isso. Se depois o usuário cria um template novo, programa um
javascript especifico para o blog dele ou resolve categorizar as
informações de uma forma diferenciada (folcsonomia..), ótimo, mas
existiu um trabalho inicial de profissionais especializados.

Existe mercado para o AI e sempre vai existir, independente da
evolução das tecnologias. Pode ser que as atividades sofram
adaptações, como mudança no método de trabalho (wireframes x ajax),
mas não vai interferir de forma negativa a profissão.

Enfim, assim como o programador que vai ter q aprender a trabalhar com
ajax, o arquiteto também vai ter q repensar o processo e fazer com que
fique mais adequado com as tecnologias de hoje e do futuro.

Tatiane Viana