aifia-pt - Re: [AI] nova técnica para testes de usabilidade

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Marcelo De Polli <marcelo AT gauge.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] nova técnica para testes de usabilidade
  • Date: Fri, 09 Dec 2005 18:08:02 -0300

Opa, opa, vamos lá. Estávamos conversando na hora do almoço sobre card sorting e eu contei a minha experiência com o teste da Donna Maurer, que ela inventou para substituir o card sorting fechado.

Na minha opinião, é bom sempre fazer o fechado em seguida ao aberto, para validar a organização que você acabou de montar. A diferença entre as duas modalidades é bem grande. O card sorting fechado não é um teste gerativo como é o aberto.

A questão é que, para validar taxonomias, o teste da Donna é bem melhor que o card sorting fechado, porque não fica restrito às grandes categorias. Dá para testar toda a navegação principal.

Os dois artigos dela no Boxes and Arrows dão conta do recado. Recomendo também o blog dela, é bem divertido. (Atenção para o último post, com o artigo fictício do Jakob Nielsen detonando o Ajax.) Seguem os links.

http://www.boxesandarrows.com/view/card_based_classification_evaluation

http://www.boxesandarrows.com/view/card_sorting_a_definitive_guide

http://www.maadmob.net/donna/blog/

Um abraço,

--

Marcelo De Polli

Arquitetura de Informação e Usabilidade

cel.: +55 (11) 8119-5050  |  http://www.gauge.com.br

Gustavo Loureiro Gil (Criação - BSB) wrote:
Então arquitetos, ja iniciando outra conversa...

Durante conversas la no evento do Peter, estavamos falando sobre Card Sorting e Paper Prototyping quando nosso amigo Marcelo de Polli me chamou atenção para uma outra técnica que engloba, a meu ver, essas duas juntas.
Serah que o Marcelo não poderia nos dar uma palhinha a mais sobre como exatamente funciona essa técnica? Ou, de repente, dar uns direcionamentos sobre como e onde achar mais informações sobre ela.

Me pareceu muito interessante.

Grande abraço ao Marcelo e a todos.

Gil da Click