aifia-pt - RES: RES: [AI] Ajuda sobre a condução de testes de usabilidade

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Leticia Cianconi de Paiva Rodas" <lcianconi AT andima.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação \(em Português\) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: RES: [AI] Ajuda sobre a condução de testes de usabilidade
  • Date: Thu, 20 Oct 2005 15:35:06 -0200

Oi Vania, tudo bem?

Acho que não existe uma ordem "correta" a ser seguida. Você está pensando Em
fazer dois testes de usabilidade (estou encarando o focus group como voltado
para a usabilidade) e um de arquitetura da informação (card sorting), é isso?

Uma dica interessante que pode ser adotada para testes internos é fazer uso
de softwares que capturam a tela, pegando os movimentos dos usuários e
salvando em vídeos. São uma excelente alternativa de não intimidar o usuário,
já que o teste ocorrerá no seu próprio ambiente de trabalho. Este recurso
serve tanto para quando vamos ter o auxílio de uma filamdora ou não.
E é ótimo quando não podemos contar com um laboratório de usabilidade
(acredito que é o caso de grande parte das empresas).

Penso que a ordem está boa, sim.

1 - Teste prático
2 - Focus group para recolher mais informações dos usuários
3 - Card sorting

Quanto ao número de usuários testados, como você está fazendo pesquisas
qualitativas, a amostra não precisa ser grande. Alguém tem algum dado
específico sobre isso?

Considero interessante também quando estamos reformulando a arquitetura da
informação internamente (sem uma empresa externa ou sem um profissional
especializado em AI), poder contar com o auxílio de um bibliotecário. Caso a
VIVO tenha algum, chame essa pessoa para participar do processo, mesmo que
ela não esteja envolvida diretamente com a equipe web. Esse profissional tem
grandes chances de colaborar muito e enriquecer o resultado final.

Leticia Cianconi
Assessoria de comunicação - ASCOM
Tel.: (21) 3814-3866
E-mail: lcianconi AT andima.com.br
ANDIMA - Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro
http://www.andima.com.br