aifia-pt - [AIfIA-pt] Usabilidade x Conteúdo

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "[ conteudo web ]" <conteudoweb AT terra.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Usabilidade x Conteúdo
  • Date: Fri, 29 Oct 2004 20:34:34 -0200

Olá Ricardo e todos da lista,

    A questão que você levantou é a mesma que me inquieta há pelo menos uns seis meses...  É inegável que as agências fazem grandes feitos nos meios digitais, que muita coisa evolui a cada dia em termos de experiência do usuário. Mas não vejo o conteúdo evoluindo no mesmo ritmo! Vou às perguntas que você deixou:

1 - Viveremos sempre sob a facilidade do Ctrl + C?
     Tenho um grande amigo programador que vive me dizendo que a última coisa que o cliente se preocupa na hora de um projeto web é o conteúdo (leia-se textos informativos, fotos, dados das empresas que precisam ser apresentados para o usuário). "Estou nessa empresa há mais de quinze anos, escevo eu mesmo esta apresentação. Ninguém conhece essa empresa melhor que eu!" Ele jura que já ouviu isso dezena de vezes. Tudo bem, em empresas cujo nível de profissionalização é maior, geralmente o discurso muda um pouco.
    Mas mesmo assim, acredito que exista dois motivos para essa ausência dos comunicadores nesta área. Primeiro, a maioria deles está realmente preocupada em seguir carreira em outras áreas. No máximo, os meus conhecido que pensam em trabalhar com mídia digital só vêem como horizonte os sites de notícias. O segundo motivo é que ainda falta se consolidar esta cultura do conteúdo. Isso vai acontecer quando o cliente não der prioridade para ferramentas e tecnologias. Mas para a mensagem que ele vai apresentar para o cliente. A partir dela é que se vai definir ferramentas/técnicas e tudo mais.

2 - Se o produto é ruim, pra que oferecer?
    Conteúdo é a parte crucial do serviço. O layout, a navegação, a base técnica existem para conduzir uma mensagem. No meu dia dia de repórter, sempre preciso pesquisar na web. Na maioria das vezes, acho a tal empresa que procuro no Google. Vou até o site e SEMPRE me faltam dados. Às vezes, os mais básicos como telefone e endereço. Básico. E muitas vezes vejo sites com mil recursos, mas que não dizem nada sobre quem é aquela empresa. Histórias que eu vou descobrir nas entrevistas e que tenho certeza que poderiam estar no site, cativando os visitantes. Poderia dar um bom número de exemplos... Isso é muito mais comum do que parece.

3 - Orçamentos?
    Não sei ainda muito bem como anda o mercado de produção web. Mas sei que o trabalho jornalístico sério tem um custo nem tão barato quanto a maioria dos contratantes gostaria de pagar. Escrever é diferente de programar, arquitetar, desenhar. Escrever, todo mundo escreve. Por que pagar por isso? Acho que quem pode nos ajudar nesta discussão são os responsáveis por gerenciar os projetos... Eles consideram como serão feitas os textos e fotos dos produtos digitais que estão produzindo? Os clientes que vivem querendo cortar custos topariam incluir mais este profissional na equipe e aumentar o custo? De repente, o contato que tenho com este universo não represente a realidade. Na verdade, torço muito para que a galera me conte boas novas!

por enquanto é só, abraços!
vejam só, nem cheguei e já estou escrevendo testamentos!!! hehehehe
Ardilhes Moreira