aifia-pt - Re:[AIfIA-pt] Conceito de classificação facetada

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Simone Freitas" <simonefreitasbr AT uol.com.br>
  • To: "aifia-pt" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re:[AIfIA-pt] Conceito de classificação facetada
  • Date: Thu, 9 Sep 2004 11:03:10 -0300

Oi Tatix,

A classificação facetada consiste em classificar um
objeto/assunto sob seus diversos aspectos. Ranganathan
desenvolveu cinco facetas fundamentais (conhecidas na Ciência
da Informação como PMEST): personalidade, matéria, energia,
espaço e tempo (veja mais no artigo que a Liv indicou aqui:
http://www.boxesandarrows.com/archives/ranganathan_for_ias.php
).

O exemplo mais simples lembro agora é que a Christina Wodtke
apresenta em seu livro Information Architecture – blueprints
for the web, New Riders, 2002 - que tomo a liberdade de citar
aqui:

Ela procura no site epicurious.com pela receita do Buche de
Noel. Um bolo de Natal de chocolate que eles fazem na França.
Como ela sabe que é uma receita da culinária francesa,
escolhe essa opção em “cuisines” e segue o seguinte caminho:

Browse > French > Chocolate > Dessert.

Mas se ela não soubesse que é um receita francesa, mas
somente que o bolo era assado e de chocolate, ela poderia
seguir esse outro caminho:

Browse > Dessert > Chocolate > Bake

Isso porque cada item tem múltiplas características: o bolo é
um bolo, é assado, é francês e é de chocolate. Isso aumenta
grandemente a chance de uma pessoa encontrar o que está
procurando.

Bom, dei uma resumida aí em cima, quem leu o livro
percebeu. :-) Por isso recomendo fortemente a leitura dele,
que mostra as teorias na prática com exemplos assim, simples
e super adequados!

Dois sites são citados pela Christina no livro:
www.epicurious.com (o que ela usou para a situação acima) e
www.williams-sonoma.com
Não conheço muitos outros, até porque eu estou começando a
estudar esse conceito aplicado em websites agora, mas os
artigos da Boxes and Arrows (www.boxesandarrows.com) – lá tem
vários sobre o assunto - trazem muitos exemplos explicando a
teoria junto (que é mais fácil de entender).

É isso, espero ter ajudado. Se precisar de mais referências é
só entrar em contato :-)

Abraços,
Simone

Simone Freitas
www.utopia.com.br/simone
simonefreitasbr AT uol.com.br

> Lista,
>
> Tenho visto na lista algumas mensagens sobre navegação e
classificação
> facetada.
> Gostaria de saber resumidamente o conceito e um exemplo de
site que
> utilize esse tipo de navegação.
>
> Valeu!!
>
> TatiX