aifia-pt - [AIfIA-pt] Por Que Algumas Pessoas São Tão Mercenárias?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Alexandre Castro e Silva - Usability" <usability AT usability.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Por Que Algumas Pessoas São Tão Mercenárias?
  • Date: Mon, 31 May 2004 01:41:47 -0300

Por Que Algumas Pessoas São Tão Mercenárias?

Estou pensando em adicionar o seguinte FAQ ao Guia de Usabilidade (http://www.sobresites.com/usabilidade/), mantido por mim:

Pergunta:
Você pode me mostrar como é um Teste de Usabilidade?
Preciso fazer um trabalho para a faculdade. Você me ajuda?
Acho que meu site está com problemas. Você pode dar uma olhada?

Resposta:
Claro. Preciso de mais alguns detalhes para poder fazer um orçamento e, assim que o sinal for depositado, começaremos a trabalhar.

Invariável tréplica desapontada:
Ahhhh, você cobra?"

Seu Padeiro lhe Dá Pão de Graça?

Sim, eu cobro. Por algum motivo que me escapa, isso é considerado antipático. E, mesmo que fosse, o que não é, meu açougueiro exige pagamento em reais, não em sorrisos, infelizmente.

Metade dos emails que recebo são pedidos para que eu, de algum modo, trabalhe de graça. Não sei como trabalha o açougueiro dessas pessoas. Talvez lhes dê carne de graça. Deve ser por isso que acham que eu deveria fazer consultoria de usabilidade de graça também.

Bem, meu açougueiro cobra em reais, o que significa que preciso repassar custo nessa mesma espécie aos meus clientes.

Acreditem em mim. Eu gostaria bastante de poder trabalhar de graça, mas simplesmente não tenho tempo. Minha lista de clientes é grande e essas empresas (http://www.usability.com.br/clientes.html) não gostariam nada de saber que atrasei a entrega de um relatório porque estava fazendo a monografia de alguém. Sinto muito.

Não percam a esperança, entretanto.

Minha empresa, a Usability (http://www.usability.com.br), faz todo o tipo de serviço relacionado às áreas de usabilidade, arquitetura da informação, conteúdo, design de interação e experiência do usuário. Qualquer que seja seu problema nessa área, pode ficar certo que nós podemos resolver.

Mas vamos cobrar.

* * *

Com vocês também acontece isso??

Leia mais no Blog de Usabilidade & Arquitetura da Informação: http://blogdeusabilidade.blogspot.com