aifia-pt - [AIfIA-pt] Regra dos 3 cliques e o ícone

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Côcu <listasweb5 AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Regra dos 3 cliques e o ícone
  • Date: Thu, 13 May 2004 17:35:07 -0300

Pensei sobre os ícones e os cliques.
Creio que o ícone tensiona o olhar visual mais que se estivesse somente um texto.
Mas apenas um ícone fica uma deixa para o "desejo da descobrta" e é algo que não creio
que a maioria dos internautas tenham ou queiram. Por isto vejo os dois juntos quando possível,
pois você tem o direcionamento do olhar pela imagem e a explicação textual sobre o que ela representa.

Quanto aos cliques estou de acordo com o Irapuan, se entendi direito, que não importa a quantidade de cliques
mas o que seu hipertexto tem a oferecer!

Afinal, de onde vem essa história de "regra dos 3 cliques"? Em que estudos se apoiam essa conclusão?

Talvez conclusão óbvia. Menos trabalho, mais usável.

Pessoalmente não me importo em dar 10 cliques, desde que o caminho seja consistente. Todo o conteúdo de um site pode estar a três cliques de distãncia, mas aí pergunto: O caminho é consistente ou terei que clicar várias séries de três cliques para encontrar o que procuro?

Acho que uma coisa razoável pra se discutir nesse escopo é que dispor tudo a três cliques de distância conduz uma estrutura navegacional "rasa": Fragmenta-se as opções a partir do segundo e terceiro nível da estrutura navegacional. A lógica não determina que quanto menos opções, mais rápido decidir? Só que condensar as ramificações produz estruturas "profundas" - exijindo mais cliques alé dos tradicionais 3 cliques.