aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Filie-se à AIfIA

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: DNA <leonardodna AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Filie-se à AIfIA
  • Date: Tue, 02 Dec 2003 00:21:59 -0200

Livia Labate wrote:
No momento há diversas atividades interessantes em andamento - como a
iniciativa de tradução, métricas e ferramentas - trazendo diversos
instrumentos para o nosso dia a dia com o trabalho de AI. Há outras
iniciativas (vide site), porém no próximo ano, nosso maior foco será a
educação em AI.

Acho a parte de disponibilização de artigos traduzidos de grande ajuda, principalmente para facilitar a disseminação do conceito da AI, q ainda é desconhecido em boa parte das atividades onde seu uso traria grandes benefícios

Nem é preciso dizer como é difícil se qualificar para o trabalho em AI aqui
no Brasil -- todos nós aqui nesta lista sentimos isto na pele; quantos
livros de AI existem em Português? Isso é uma realidade na grande maioria
dos países, inclusive (pasmem) na Europa. Não há acordo sobre as melhores
práticas de AI, nem há uma lista de competências básicas definida.

O esforço da AIfIA no próximo ano será nesse sentido, procurando dar base
para que a educação de AI se torne mais acessível para todos ao redor do
mundo. Para isso vamos implementar diversas novas idéias, inclusive a
compilação de um currículo básico que será recomendado às universidades, um
grupo de mentores para aqueles que gostariam de ser orientados por quem já
está na área e uma infra-estrutura forte para a criação de grupos locais
para discussão, aprendizado e troca conhecimento.

Creio que este seja um ponto importante, afinal, uma base acadêmica é sempre uma boa ajuda, e acho que esse currículo básico seria uma boa pedida, que poderia evitar problemas como a definição das melhores práticas, como foi citado. Nessas horas, o 'depende' que muitas vezes ouvimos falar acaba por prejudicar um pouco...

Acredito que nós aqui no Brasil poderíamos aproveitar um GRANDE pedaço de
toda essa energia. É por isso que eu recomendo a quem estiver interessado em
se profissionalizar e realmente aprender novas idéias que se filie. Eu estou
pessoalmente (e especialmente) à disposição de qualquer brasileiro (ou
português!) que queira saber mais e gotaria de participar. A primeira
vitória que consegui foi a implementação desse sistema onde países em
desenvolvimento têm desconto, além de maior desconto para estudantes.
Gostaria muito que vocês aproveitassem essa oportunidade.

Desde que conheci a AI eu acompanho o trabalho da Aifia, e extender essas afiliações, junto dessas facilidades, é realmente uma boa. Acho que devemos aproveitar o nosso potencial criativo, e participar ativamente, para acompanhar o ritmo e não ficarmos para trás...

A AIfIA está fazendo seu primeiro aniversário agora e mais de 400 membros ao
redor do mundo estão renovando suas filiações - mais que um voto de
confiança, uma confirmação de que está valendo a pena participar. Não se
esqueçam que vocês podem contar com o lobby brasileiro na diretoria da AIfIA
para propor qualquer idéia por mais maluca que possa parecer, então
aproveitem ;)

Idéia? Já pensaram em um Wiki dentro do aifia? :O)

E mais uma coisa, o que se enquadra na categoria 'student'? Basta estar em um curso superior, ou tem algo mais?

[]'s
Leonardo Prado [DNA]