aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] mapa clicavel...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: marcílio costa <marcilio_mcn AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] mapa clicavel...
  • Date: Fri, 26 Sep 2003 02:41:50 -0300

Eu vou dar a minha opinião a respeito do uso dos mapas clicáveis:
É um meio muito eficiente de fazer com que a área de um figura se torne
interativa.

Vejo, porém, duas possibilidades em que os mapas não são uma boa idéia:
- quando temos sites que são atualizados diariamente (difícil manutenção no
caso das imagens);
- dependendo do assunto, podem confundir o usuário. Neste caso vc acaba
forçando o usuário a pensar no que ele terá que fazer (mover o mouse em
busca de links).
Agora a respeito de como os softwares para deficientes visuais entendem
esses mapas já não posso lhe informar pois não tive a oportunidade de fazer
um!

Um livro que pode te ajudar com isto é aquele do Jackob Nielsen -
"Projetando
Web Sites". Lá tem um capítulo específico sobre isto.

Este é meu ponto de vista. Poderíamos levantar esta questão no grupo e ver o
que cada um acha sobre isto.

Espero ter esclarecido algo...
abraços

marcilio costa