aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Excesso de técnica

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: lcianconi AT andima.com.br
  • To: Arquitetura da Informacao em Portugues <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Excesso de técnica
  • Date: Tue, 29 Jul 2003 15:17:49 -0300

Olá a todos, boa tarde!

Sou nova na lista e é a minha primeira mensagem. Conheci a lista através do workshop do Webinsider que fiz de AI com a Renata Zilse.

Venho acompanhando as discussões do grupo e gostado bastante.

O que os designers e os arquitetos da informação enfrentam hoje é o que os analistas de sistemas (da era do mainframe) enfrentaram, quando tiveram que mudar o foco da sua profissão. Antes eles eram extremamente preocupados com a questão física, o espaço em máquina, o tamanho do código e não ligavam muito pra informação. Hoje em dia o foco das universidades é justamente a informação e o acesso a ela. Tanto é que o MEC já modificou o nome da carreira para Analista da Informação, em vez do Analista de Sistemas, por entender que o que tem quer analisado é a informação. O sistema é apenas o meio.

Acredito que o mesmo esteja acontecendo com o design. Por enquanto a técnica está sendo valorizada, até pelo que o colega Rafael disse, é de interesse das grandes empresas fabricantes de software que isso ocorra. Mas acredito que, com o passar do tempo, a informação passará a ser o foco do profissional. Seja nas agências e produtoras web, seja nas empresas.  Agora é claro que nem todos irão se adaptar. Muitos querem e irão continuar a ser operadores. E acho que ainda existirá espaço para os operadores também.

Abraços,

Leticia

"Rafael J. Bio Gardargi" <rafael AT gwinet.com.br>
Enviado Por: aifia-pt-bounces AT lists.ibiblio.org

29/07/2003 14:07
Responder a Arquitetura da Informacao em Portugues