[cc-br] permissão de cópia

Hudson Lacerda hfml at brfree.com.br
Tue Jun 2 21:40:39 EDT 2009

[[meu comentário + uma questão no final]]

Mario Felipe Rinaldi wrote:
> não específiquei pois para a discussão não achei necessário outra info
> que não essa. Já que pelo que lembro, todas permitem copiar e
> disponibilizar. Com permissão ou não de ter lucro e criar obras
> derivadas.

O problema é justamente o "pelo que me lembro", que deixa dúvidas mesmo
sobre permissões elementares. Por exemplo, eu não sabia da "remoção"
daquela licença de Sampling que proibia cópia exata integral. Mas
lembro-me da má impressão que a licença me causou quando li sobre ela
tempos atrás.

Pode ser que alguém a tenha aplicado a alguma obra, e portanto nem mesmo
a única permissão comum entre as licenças CC oferecidas atualmente --
reprodução exata sem fins comerciais -- poderia ser citada sem ressalvas
como característica essencial das licenças CC.

Não conheço todas as licenças CC, e de vez em quando surge alguma
licença nova ou alteração nas antigas, então acho que é sempre
necessário especificar qual licença ao se falar de alguma.

A única característica comum entre todas as "licenças CC" que eu
identifico com segurança é que seus textos são disponibilizados pelo
sítio da Creative Commons.

A propósito, tenho uma questão:

-- Alguém conhece algum estudo sobre quais licenças CC são mais ou menos
adequadas para quais categorias de obras? Em outras palavras, uma
classificação com prós e contras de cada licença, tomando por referência
as características, fins e utilidades de cada tipo de obra, ao invés de
tomar como referência apenas a opção do autor?

Hudson Lacerda