[cc-br] Ajuda com violação da Licensa

Rigel Black hananielleblack at gmail.com
Fri Sep 19 22:28:44 EDT 2008

Olá.

Sou Rigel, recentemente tive alguns problemas com violação da licensa CC
aplicada à um dos meus trabalhos e preciso de orientação ou idéias do
que fazer.
O que aconteceu foi o seguinte: Sou fotografa e faço upload dos meus
trabalhos atravéz do Deviantart.com.
Um desses trabalhos (aqui vai o link para a peça
http://rigelblack.deviantart.com/art/Cabaret-Rose-52915649), postado sob
CC Atribution, Non-Comercial use, No Derivative Works 3.0 em 10 de Abril
de 2007, foi encontrado recentemente em uma conta do Photobucket (link:
http://s270.photobucket.com/albums/jj99/katieray08/?action=view&current=Cabaret_Rose_by_rigelblack.jpg)
onde, como vocês podem, eles disponibilizam a venda de prints da imagem.

Até aí, eu encontrei a imagem em mais 30-40 sites. Passei os últimos
quatro dias mandando e-mails para equipes que administram hospedagens de
fotologs, donos de contas no myspace e por aí vai, e em todos os casos
consegui ter a imagem removida. Menos nesse.
Já foram mais de cinco e-mails para a equipe do Photobucket.com, eles
sempre me respondem dizendo que a informação está incompleta. Primeiro,
eu não tinha provas. Mandei um link para a foto não editada. Aí eu não
tinha uma assinatura digital, nem nada provando que eu fiz a edição.
Mandei um link para a página no Deviantart, para a licensa CC e
mencionei um paragrafo das regras do próprio photobucket.com. Aí, eles
vieram com uma de telefone para contanto e código postal, e que ambos
deveriam ser Americanos.

Agora eu me pergunto: por não morar nos EUA, meu trabalho, sob copyright
e CC, pode ser usado sem minha permissão e gerar lucro para terceiros?

Contatei a equipe da CC e me sugeriram que eu procurasse ajuda na lista
brasileira, e é o que eu estou fazendo.

Agradeço desde já à qualquer sugestão para arrumar essa bagunça,
Rigel Black