[cc-br] Pedro Dória: DVDs inquebráveis

Hudson Lacerda hfml at brfree.com.br
Thu May 3 22:46:06 EDT 2007

Hudson Lacerda escreveu:
[...]
> Imagino que, fora dos EUA, aquelas ``terríveis complexidades'' são
> enfrentadas apenas por programadores, e não pelos usuários dos
> programas. Então, o ``sujeito pacato'' tem sim meios de copiar DVDs em
> casa, com um computador. Ou estou enganado? Ou as coisas mudaram de um
> tempo pra cá e a biblioteca libdvdcss está desatualizada?

Pesquisei um pouco mais. Pelo que entendi, tocar ou mesmo copiar DVDs
criptografados é extremamente simple, ao contrário do que o artigo de
Pedro Dória faz parecer.

Basta instalar um programa chamado k9copy.
http://k9copy.sourceforge.net/

Ou, alternativamente, instalar uma biblioteca chamada libdvdcss e então
utilizá-la através de um programa de copiar/tocar DVDs que a suporte,
tal como o k3b.
http://k3b.plainblack.com/
http://k3b.plainblack.com/videoencoding
http://www.progdan.no-ip.org:25000/mediawiki/index.php/DVD_e_DivX_no_Linux#Asisstindo_DVDs
http://www.zago.eti.br/dvd.txt

Por falar nisso, a criptografia de alguns DVDs novos (HD-DVDs, não sei
bem do que se trata) usava uma ``processing key'' recentemente
descoberta e publicada, que possibilitará a pessoas que comprarem tais
HD-DVDs (o que parece muito má idéia, por sinal) tocá-los usando
software livre.

http://www.joio.com.br/?q=node/1442
http://09-f9-11-02-9d-74-e3-5b-d8-41-56-c5-63-56-88-c0.com/
http://www.enigmacurry.com/2007/05/01/my-new-favorite-number-is-being-censored/
http://www.chillingeffects.org/notice.cgi?sID=3218
http://rudd-o.com/archives/2007/04/30/spread-this-number/
http://arstechnica.com/news.ars/post/20070415-aacs-cracks-cannot-be-revoked-says-hacker.html

    <<<
Discovering the HD-DVD processing key is *NOT* about piracy.
Professional pirates don’t gain anything by the discovery of a
processing key. You don’t need the processing key in order to make a bit
for bit copy of an HD-DVD to sell on the streets. Although it’s true
that the key can be used for piracy, its main intrinsic value remains
movie playback. So if this isn’t mainly about piracy, what is it about?
It’s about licensing. The movie industry wants full control over which
movies I watch, when and where I watch them, and what ‘approved’ players
I use to view them with.

http://www.enigmacurry.com/2007/05/03/my-10-minutes-of-fame/