[cc-br] Pedro Dória: DVDs inquebráveis

Hudson Lacerda hfml at brfree.com.br
Thu May 3 15:13:09 EDT 2007

Omar Kaminski escreveu:
> http://pedrodoria.nominimo.com.br/?p=1530
[...]
> [...]
> código elegante que batizou deCSS, um sistema para quebrar a proteção dos
> DVDs de então.
> Continuam sem ser terrivelmente complexos de burlar, mas não é coisa que o
> sujeito pacato consiga fazer em casa.
>
> Diferentemente de um CD, o qual basta injetar no computador para transformar
> em mp3 com um programinha que se pega na esquina da web, DVD não se copia.
> DVDs têm, diga-se, proteções demais, a começar pelo sistema de áreas. O
> disco norte-americano, só alguns players o tocam, o asiático, idem.
[...]

Eu pensava que estas questões fossem limitadas aos EUA, devido ao DMCA.
Lá, um programador pode ser preso por desenvolver (pior ainda divulgar)
meios de superar as chamadas ``proteções''.

Imagino que, fora dos EUA, aquelas ``terríveis complexidades'' são
enfrentadas apenas por programadores, e não pelos usuários dos
programas. Então, o ``sujeito pacato'' tem sim meios de copiar DVDs em
casa, com um computador. Ou estou enganado? Ou as coisas mudaram de um
tempo pra cá e a biblioteca libdvdcss está desatualizada?

http://www.videolan.org/developers/libdvdcss.html
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/093/
http://www.lemuria.org/DeCSS/decss.html
http://www.free-dvd.org.lu/