[cc-br] RE : Re: [2007] Re: Decisão de ultima hora: Cadernoteca

Felipe Sanches felipe.sanches at gmail.com
Sat Mar 10 08:54:03 EST 2007

depois de pensar bastante sobre o assunto, minha impressão é de que copia no
xerox é aceitável desde que o preço não seja superior ao de uma cópia comum.
Sendo assim, a cópia completa seria cara demais e a pessoa iria preferir
comprar o original caso quisesse o livro completo.

No caso da faculdade, em particular, isso não parece ser problema. As
faculdades já adotam livros que estão sob copyright restritivo. As licenças
CC podem até ser restritivas, mas todas elas, até onde sei, são menos
restritivas que o copyright tradicional. Basta que os alunos comprem o livro
na editora do autor da obra original.

O problema seria a faculdade ter uma gráfica própria que vendesse livros
cc-nc para os alunos, configurando assim, concorrencia comercial com a
versão original do autor.