[cc-br] Futuro do Commons (Era: Re: CC+?)

Carlos Vieira cavvieira at gmail.com
Wed Dec 19 09:01:31 EST 2007

Talvez esse seja o maior defeito do movimento CC, a falta de objetivos e
metas claros. Afinal pra onde queremos ir?
Pra onde estamos indo também não está tão claro: há os que defendem uma
diminuição das licenças CC, a ponto de sobrar uma só e unificar e
desmistificar a licença. Há os que defendem mais opções, como os
organizadores da CC+.

Há vantagens e desvantagens pra cada objetivo, e não é este o mérito que
discuto. Creio que o mais nocivo ao movimento é uma decisão clara e
difundida de quais os objetivos do movimento e qual o *approach* que a CC
quer adotar para atingir estes movimentos. Porque o que é aparente agora é
que existem essas diversas licenças para satisfazer os desejos das pessoas,
sem um alinhamento a um objetivo comum.

Afinal, o objetivo é criar um *commons* de criação e recriação? Então não há
porque cuidar de licenças que tratem de excluir conteúdos deste banco comum
de arte, por assi dizer (haja visto By-NC-ND). Atualmente, olhando pelos
"produtos" oferecidos pelo movimento, o objetivo parece ser diminuir o
mercado de confecção de licenças personalizadas. Outra forma de enxergar é
uma forma de simplificar o vocabulário e agilizar as transações envolvendo
propriedade intelectual - um objetivo louvável também, mas que não condiz
muito com o nome do movimento.

Abraços,
Carlos

P.S.: Alguém consegue citar de cabeça todas as licenças CC que já existiram?
By, by-sa, sample, cc-gpl (pra quê inventaram essa?), ...

On Dec 19, 2007 2:34 PM, Felipe Sanches <felipe.sanches at gmail.com> wrote:

> Pode ser que tenha a ver também com (sem querer, eu espero) gerar mais
> confusão na cabeça das pessoas. Esse framework não pára de crescer. Está se
> distanciando de sua meta inicial de tornar a gestão de direitos autorais
> mais fácil e acessível ao público leigo. Vejam como exemplo a discussão que
> rolou semana passada aqui na lista sobre mudança de licença. Fica claro que
> nem todo mundo entendeu o real significado das licenças.
>
> Como, neste mundo, eu vou conseguir explicar a CC0 e a CC+ pro meu pai?!

Tem coisa que não é nota e você nem nota. Faça a sua parte, exija nota ou
cupom fiscal.

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio
ambiente.