[cc-br] Documento Compra Direitos Autorais

Paulino Michelazzo listas at michelazzo.com.br
Mon Dec 17 15:52:24 EST 2007

Carlos, Laine (e demais):

Efetivamente a mensagem de Roberto não foi direcionada a Laine, mas
sim à mim devido a uma pequena mensagem jocosa adicionalmente a
questão da licença WTFPL. Peço desculpas pela mesma pois honestamente
não esperava resposta tão contundente. Poderia inclusive ter "me dado
o pito" em PVT que seria mais eficiente e menos devastador.

By the way, seria bom (eu pelo menos gostaria) de ouvir Laine e seu
comentário sobre a minha criação (o software). Omar já trouxe a base
jurídica da coisa mostrando que eu posso ser Da Vinci também,
bastanto só fazer uma Monalisa na tela :-) Mas assim mesmo, uma nova
visão mais "espiritual" me deixaria contente (caso não queira fazer
na lista, agradeço o PVT).

Aproveito para trazer uma dúvida/questionamento que há tempos observo
comentários ao redor do mundo: será que a CC, especificamente a CC-
GPL não peca ao criar uma "casca" de facilidade sobre o juridiquês da
licença e com esta atitude acarreta equívocos tanto de interpretação
quanto de uso? Observem que não estou levando em consideração a ala
jurídica da sociedade pois esta tem obrigação de ler até papel de
bala sujo (e entender, claro). Mas e o programador que ama LUA e
Algol e só fala com a mulher (claro, é uma inflável) mediante
expressões regulares? Será que esta casca bonita da CC não poderia
vislumbrá-lo em primeiro momento mas criar um problema maior adiante?

Antes de apertarem o reply de seus aplicativos para responderem
impropérios, entendam: não estou atacando a CC, diminuindo-a,
tentando provar seu desvalor ou ainda procurando alternativas à
mesma. A única intenção é obter opiniões daqueles que não são
fazedores de software e com isso podem externalizar suas visões
baseadas em suas áreas de atuação. De quem faz software já tenho
comentários.

Sds