[cc-br] mudança de licença. PODE?

André Nunes dede.mathias at gmail.com
Mon Dec 17 14:06:20 EST 2007

Prezados,

O email que segue contém apenas respostas às críticas que me foram feitas no
último email sobre este tema, portanto, pequena será sua relevância no
atinente ao conteúdo da discussão:

Paulino,

Quanto aos comentários de cunho pessoal e ao descrédito por minha opinião,
limito-me a não respondê-las, pois não creio que não tenham relação com o
propósito deste grupo, nem seja do interesse dos demais participantes da
discussão.

Em relação às referências bibliográficas solicitadas, lamento negar-me a
fornecer qualquer referência, visto que até o momento tudo o que eu vi foram
meros ataques à minha opinião sem qualquer defesa maior da sua posição em
contrário. Como não tenho pronto qualquer artigo próprio, nem fiz pesquisas
relacionadas diretamente com o assunto-chave (alteração da licença CC), esse
favor tomaria muito do meu tempo, sem que me pareça plenamente justificável
o esforço. Portanto, limito-me a apenas reforçar minha posição pelos
argumentos já expostos.

Por fim, creio que cabe apenas responder, quanto aos softwares listados em
seu último email que:
(i) eles jamais foram objeto das licenças que estamos tratando nesta
discussão;
(ii) os desenvolvedores originais mudaram o licenciamento para versões
novas;
Desta forma, nenhum desses casos é de forma alguma incompatível com a
opinião que vim defendendo até aqui já que: (i) eles não são parte do objeto
da discussão; (ii) ainda que casos similares, não há notícia de que suas
mudanças impediram aqueles que receberam versões antigas do software de
continuar distribuindo por elas.
Quanto à opinião de Richard Raymond, confesso desconhecê-la, mas, se você
puder me indicar algum artigo, irei com prazer lê-lo e futuramente
comentá-lo.

Abçs,

André Nunes

PS: Se você gosta tanto assim de gargalhar, leia novamente este trecho do
seu email e role de rir: *o que me faz rebentar-se em uma longa e sonora
risada digna daquele que não muito se importa com o português afinado
(mas nem por isso não sabe usá-lo quando convém).* Aliás, leia novamente o
seu email sob a luz dessa sua afirmação categórica, ele lhe proporcionará
bons momentos. Despeço-me, mas não sem antes dizer que não me importo com
seu português, até aqui estive e continuarei focado na discussão.