[cc-br] Documento Compra Direitos Autorais

Carlos Vieira cavvieira at gmail.com
Mon Dec 17 06:38:36 EST 2007

Paulino, não sei dizer. Creio que não há uma opção "default" - depende do
contrato entre as partes.

Pragmaticamente, no caso de software, quem cria é a empresa contratada - ela
é o autor. Dá até pra torcer a visão o suficiente pra enxergar o contratante
como colaborador: ele provê requisitos de engenharia e testa o resultado
final (e é recompensado, digamos, com uma cópia do software e um contrato de
suporte com preço camarada). Mas daí ao contratante efetivamente ter
direitos autorais sobre o produto final é normalmente uma transferência de
propriedade intelectual que toma lugar - sai bem mais caro e há empresas
que, dependendo da natureza do software, não o fazem (a perda de negócios
futuros não compensa a transferência de propriedade).

Eu já trabalhei em empresas de projetos sob encomenda (de hardware, no caso)
e transferência de propriedade aconteceu 1 só vez nos 3 anos em que estive
lá. Era um projeto específico sem muitas perspectivas de reuso, longe de um
caso típico. Ainda assim, como estudante de engenharia meu conhecimento
sobre direito é limitado pela minha curiosidade.

Abraços,
Carlos