[cc-br] Documento Compra Direitos Autorais

Carlos Vieira cavvieira at gmail.com
Mon Dec 17 05:33:06 EST 2007

Todos os direitos? Certamente queres dizer "direitos de edição e
redistribuição à comunidade" - a única pergunta cabível a esta lista.
Especifique que o cartunista entregue a obra segundo a licença CC By-ND ou
By. Podes olhar no site da Creative Commons os detalhes específicos de cada
linceça em linguagem para leigos, e decidir qual das duas lhe serve melhor.

Note que qualquer que seja a licença CC usada pelo cartunista, ela não provê
instrumento legal que o impeça de redistribuir essa criação por quaisquer
outros meios e quaisquer outras licenças. Ainda mais, com qualquer que seja
a licença escolhida, redistribuição é sempre permitida - portanto quem quer
que leia o cartum pode repassar pra quem bem entender. Fica difícil
recomendar uma licença específica sem sabermos o que exatamente queres fazer
com os desenhos.

Se entretanto, queres realizar de fato uma transferência de direitos
autorais, este fórum não é o local adequado para encontrares aconselhamento.
Recomendo um advogado especializado em propriedade intelectual, não tem
erro. Aqui mesmo nesta lista tem alguns (vários?).

Abraços,
Carlos Vieira

On Dec 17, 2007 11:18 AM, Claudio Muller <claudiomiguelmuller at hotmail.com>
wrote:

>  Amigos, estou comprando de um cartunista uma coleção de personagens que
> eu mesmo inventei e que eu dei todas as descrições de como eu quero pro
> cartunista desenhar.
>
> Depois disto preciso de um contrato pra que eu tenha todos os direitos
> sobre o que encomendei e paguei por isto.
>
> Agradeço a ajuda.
>
> Atenciosamente,
> Cláudio.

Tem coisa que não é nota e você nem nota. Faça a sua parte, exija nota ou
cupom fiscal.

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio
ambiente.