[cc-br] mudança de licença. PODE?

André Nunes dede.mathias at gmail.com
Wed Dec 12 10:35:29 EST 2007

Citando a nova campanha publicitária anti-pirataria:

"*NÃO, NÃO PODE NÃO!*"

Shame on you!

Este é um ponto crucial do licenciamento livre, ele é irrevogável e
irretratável: licenciou uma vez, comprometeu-se para sempre.

Aproveito a deixa para clamar para que todos os que se interessam pelos
movimentos de conhecimento livre que façam o máximo ao seu alcance para
obterem informações adequadas sobre o que está acontecendo. Não podemos
divulgar as idéias sem uma base sólida de informação sobre aquilo que nos
propusemos a defender. O ideário livre é a base de todo o movimento e não
pode ser jamais deixada para um segundo plano. Do contrário nós podemos
acabar prestando um desserviço ao movimento, fazendo nascer um sentimento de
"fui enganado" naqueles que conseguimos convencer a usar licenças livres,
que posteriormente vai gerar uma má-fama ao movimento.

Quem não conhece suas liberdades a fundo, não tem como apreciar-lhes o valor
e conseqüentemente as lança fora sem pensar.

Para entender mais não é preciso muito, algum tempo de wikipedia e buscas na
net é suficiente para uma compreensão razoável do que está sendo discutido.

Por fim,  para que não fique apenas na minha palavra:

http://wiki.creativecommons.org/Before_Licensing

*What if I change my mind?*

*
This is an extremely important point for you to consider. Creative Commons
licenses are non-revocable. This means that you cannot stop someone, who has
obtained your work under a Creative Commons license, from using the work
according to that license. You can stop offering your work under a Creative
Commons license at any time you wish; but this will not affect the rights
with any copies of your work already in circulation under a Creative Commons
license. So you need to think carefully when choosing a Creative Commons
license to make sure that you are happy for people to be using your work
consistent with the terms of the license, even if you later stop
distributing your work. *

*
For some creators and/or licensors, this is not an important issue. If you
are an amateur photographer, and you've just taken a cool picture of Mt.
Fuji, there may be little risk to you if you decide to make it available
under our freest license that reserves only the right of attribution. But if
you're a musician who depends upon your music for your livelihood, you
should think carefully before giving away commercial rights to your creative
work. Many musicians have discovered that offering work for noncommercial
use can be quite rewarding. But anything beyond that requires careful
consideration. We all admire generous souls. But if you want to be generous,
we want you to think carefully about it before you are*.

Apenas para esclarecer, isto é assim por um imperativo de segurança
jurídica. Seria temerário deixar em poder do contribuidor revogar as
licenças ou alterá-la a todo o tempo, já que o seu trabalho já esta difuso
por inúmeras e incertas pessoas que muitas vezes não têm meios de localizar
facilmente o contribuidor para saber se as licenças ainda estão válidas.
Percebe-se também a importância desta cláusula até mesmo para que em última
instância as licenças possam até mesmo funcionar como um incentivo à
circulação do conhecimento.

abs,

André Nunes