[cc-br] CC, SL e autoria

Rafael Evangelista rae at unicamp.br
Tue Apr 24 13:58:45 EDT 2007

Oi Akira

Marcelo Akira escreveu:
> [...]
> - decidir que licença usará para distribuir sua obra; as licenças
> Creative Commons estão ali apenas para oferecer outras opções além do
> domínio público e do copyright tradicional. Elas, inclusive, podem
> variar enormemente nas restrições que colocam, desde as mais
> permissivas às tão restritivas que permitem apenas o uso não
> comercial...."
>
> O que você quis dizer com autor último? É o autor original da obra,
> que iniciou o trabalho, declara como detentor dos direitos autorais e
> o licenciou livremente? Este não é o único com direito a relicenciar o

Vamos pensar o seguinte: se toda criação é uma obra de recriação (há
emprestimos voluntários, involuntários, esquecimentos, citações) o autor
final, que chamei último, é aquele que dá uma forma determinada e
licencia a música, filme, livro, o que seja. Pela lei (e isso não
questiono), ele declara que todo o processo é de sua posse, como se a
obra tivesse vindo do nada. Ao não questionarmos que licenciar é um
direito individual (livre escolha), aceitamos que alguem que está na
ponta pode se apropriar do processo. No SL isso é combatido no início e,
ou se pode alterar, compartilhar, ou não é SL. Nas CC, o indivíduo pode
"escolher" limitar a recriação, pode fechar o processo e,
implicitamente, dizer: criei tudo e não permito que ninguém mexa. Do
ponto de vista prático, entendo a limitação. Mas acho que ela é uma
negação da idéia de a autoria ser sempre coletiva.

Vc tem razão, eu deveria ter explicitado melhor isso. Ficou claro agora?

[]
rafa