[cc-br] Emprestar CD é crime? / biliv

Hudson Lacerda hfml at brfree.com.br
Mon Apr 23 19:29:22 EDT 2007

Olá, pessoal.

Tenho notado que a radicalização da impropriedade intelectual tem
avançado em diversas frentes.

Na União Européia, a chamada ``harmonização'' das leis considera as
bibliotecas como instituições danosas a autores e editores, e requer que
sejam cobradas taxas adicionais às bibliotecas, como ``compensação''
pelos livros supostamente deixados de vender por que as pessoas os pegam
emprestados:

http://firgoa.usc.es/drupal/node/34890
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=48893
http://www.noalprestamodepago.org/
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=49036

Na sexta-feira passada, estive olhando uns CDs à venda numa loja.
Procurei pelo selo indicativo de que se trata realmente de CDs (padrão
ISO) e não daqueles falsos CDs deliberadamente defeituosos
(http://www.fsfla.org/?q=pt/node/100). Não encontrei o selo do padrão
CD, mas encontrei uma advertência escrita no CD, dizendo que ele não
pode ser vendido, executado em público, alugado e nem mesmo *emprestado*!

Há duas semanas, eu havia lido mensagem equivalente ao assistir a um DVD
``locado'' por minha irmã. Curiosamente, muitos DVDs (quase todos?) que
são diariamente alugados pelas locadoras de vídeo contêm tais avisos
dizendo que alugá-los é proibido.

Termino com uma boa notícia -- pelo menos enquanto o empréstimo de
livros for considerado legal. É uma iniciativa de Jean Scharlau, chamada
biliv - BIBLIOTECA LIVRE:

http://biliv.blogspot.com/
http://br.geocities.com/hfmlacerda/biliv/biliv.html

Até mais,