[cc-br] Licença Pública UOL

Luiz Augusto lugusto at gmail.com
Sat Apr 7 17:01:13 EDT 2007

Nesse caso, você pode licenciar a parte de software sob uma licença que seja
compatível com os termos da LPU (e não arrisco mencionar uma, já que não me
detive em analisar os termos da mesma) e os demais conteúdos (artigos,
apresentações etc) em outras licenças de conteúdo (a cc-by-sa que você mesmo
mencionou, a GFDL, ou alguma outra que se enquadre nos termos de licença
livre para conteúdos artísticos e culturais e que possua as características
mais adequadas para o que você deseja).

Dessa forma, o software poderá ser re-utilizado livremente por quem se
interessar pelo software, os materiais artísticos-culturais poderão ser
incorporados em outros do mesmo gênero, e o produto completo poderá ser
distribuído e re-utilizado livremente pelo conjunto de licenças que o
compõe.

Exemplificando com um misto recente de licenças e meios, há o
www.wikipediaondvd.com, com software em GPL, texto em GFDL (já que a sua
origem é assim e a GFDL não permite re-licenciar automaticamente as obras em
outra licença que não seja ela) e imagens em GFDL, variantes de Creative
Commons e sob nenhuma licença (domínio público) (apesar de, aparentemente,
não explorei totalmente o conteúdo, terem falhado quanto a creditar as
imagens). Não há a necessidade do misto de licenças livres que você for
selecionar ser exatamente esse, mesmo por que esse conjunto se deveu mais
por se tratarem das licenças originais de diversos trabalhos que culminou
nesse produto final, mas, licenciando cada tipo de produto sob as licenças
mais adequadas à eles permitirá que interessados possam usufruir de tais
produtos de formas que me aparentam ser mais abundantes do que se fosse todo
em apenas uma licença genérica.

(P.S.: o termo "livre" foi empregado por mim dentro do contexto de
http://freedomdefined.org/Definition )