[cc-br] Dúvida sobre CC by

Felipe Sanches felipe.sanches at gmail.com
Tue Aug 15 05:46:39 EDT 2006

Eu estava falando sobre o CC a um colega meu que é músico e ele me fez
algumas perguntas que eu não soube responder.

Lá vai:

Uma pessoa A aplica a CC by a seu trabalho. Depois uma pessoa B faz um
trabalho derivado dando o devido crédito à pessoa A e aplica uma
licença não CC (isso é possível pq A não usou sharealike, certo?) mas
que permita trabalhos derivados. Daí uma pessoa C faz trabalho
derivado de B e não dá credito pra ninguém, uma vez que B não pede
nada no estilo by em seu licenciamento.

Existe proteção quanto a esta situação descrita acima? O atributo by
obriga apenas dar a atribuição de autor ou também obriga a repassar o
by adiante? Acho que isso é o mais óbvio a se fazer não é? Afinal, a
obra de C é, indiretamente, derivada da obra de A.

Obrigado,
Felipe "Juca" Sanches