RES: [cc-br] Pong (era Ping)

Paulino Michelazzo listas at michelazzo.com.br
Tue Nov 30 22:12:59 EST 2004

Olá pessoas, boas

Eu, dentro de minha leiguice jurídica, gostaria de comentar alguns pontos e peço aos colegas que
me corrijam se estiver errado.

> Oi, Ronaldo,
> Não sei se estarei misturando alhos e bugalhos, mas como fica nossa querida
> Biblioteca Nacional diante dessa parada, agora? Autores devem continuar a
> registrar na Biblioteca e depois licenciar sob o CC ou isso já pode ser
> descartado?

Eu particularmente tenho uma única obra registrada na BN. Depois do trabalho que dá e também pelo
custo, resolvi usar um método diferente. Coloco os originais em um envelope e mando via correios
para mim mesmo :)

Pelo que me consta, isso é válido como garantia de "idade" da minha criação.

> Ou, visto de outra forma, a licença q tiramos online, na horinha e de
> graça, em um site americano, substitui o registro que tiramos em cerca de
> 15 dias, por cerca de R$15, e ainda mediante a entrega no local de uma
> cópia impressa, no caso de uma edição ou de uma partitura?

Qual é o site?

> Ou ainda: um autor coloca hoje uma obra sob licença CC, que não possui data
> de "publicação"; amanhã um espertinho imprime a obra e registra como sua na
> Biblioteca....
> ...digamos q a obra seja um roteiro de novela; digamos q o espertinho seja
> uma Globo, só pra apimentar..:)

Poderia usar, creio eu, o sistema acima comentado.

--
Paulino Michelazzo
http://www.michelazzo.com.br

"Para o triunfo do mal, basta que os bons façam nada"
Edmundo Burke (1729-1797)