Re: [cc-br] Não-comercial X setor público II

Cassiano > matrizweb.com listas at matrizweb.com
Thu Mar 18 09:07:16 EST 2004

At 01:27 18/03/04 -0300, Omar Kaminski wrote:
>....com licença ou sem licença, haverá um fato jurídico exteriorizado,
>embora facultativo, e com isso há a incidência dos direitos autorais em
>virtude do ato declaratório. O que é diferente de questões "interna
>corporis", que além de privadas podem ser sigilosas ou estratégicas...

Olá, Omar,
Agradeço demais sua consideração. Mas é engraçado quando uma lista mistura
profissionais de origens diferentes. Sou jornalista, produtor editorial,
comunicador, novato aqui. Esta lista parece incluir muitos advogados
especializados. O engraçado é que, no fundo, não entendi sua frase. Embora
em perfeito português, para mim soa meio grego..:)

1) Qual a implicação jurídica de um "fato exteriorizado"?

2) Por que existe uma "incidência de direitos autorais em virtude de um ato
declaratório"?

3) O que é, ou representa, um "ato declaratório", do ponto de vista jurídico?

Vou exemplificar como me sinto. Imaginem a redação de jornal diário de
grande porte. O editor-chefe vira para o repórter recém-contratado de uma
revista: "O texto está bom, mas vc precisa usar a pirâmide invertida porque
seu lead está no pé."

Para jornalistas com razoável experiência a frase acima possui um sentido
enorme. Para um leigo, ela parece uma brincadeira corporativa. É mais ou
menos como me sinto ao tentar entender os conceitos do Omar. Sei que
possuem uma enorme profundidade, mas não consigo avançar muito além das
palavras, pois o entendimento jurídico delas não está no meu repertório.

Omar, sem querer abusar, dá pra ser um pouco mais didático?

[]s
Cassiano

ps1: essa discussão me interessa sobremaneira; espero que a lista
compartilhe das valiosas informações que tenho recebido. Só tenho a
agradecer a enorme oportunidade de conseguir entender em profundidade o que
o CC pode representar;

ps2: Pirâmide invertida é estruturar a notícia colocando a informação
principal no primeiro parágrafo, também conhecido como lead. Na sua forma
ideal, o título contém a informação mais importante, seguido pelo lead e o
"sublead", o segundo parágrafo. O resto do texto passa a ser cada vez menos
importante, podendo ser literalmente cortado da edição final sem traumas.
Numa revista, essa estrutura não costuma acontecer. Repórteres de revistas
costumam ter dificuldade em adotar a pirâmide invertida quando migram para
jornais; e vice-versa. Na verdade, colocar o "lead no pé", no fim do texto,
é algo comum de acontecer, quando se tem pouca experiência em jornalismo. O
novato chega da rua e não consegue visualizar o que é, afinal, o principal
enfoque. Um bom editor normalmente ajuda a resolver isso. Ou não. Por isso,
a regra prática número 1 de redação em jornal é: texto da reportagem começa
pelo título. Por ser curto, ele define a notícia "verdadeira" e, por
gravidade, define o lead, criando condições para priorizar o restante do
texto. Funciona que é uma beleza :)