RE: [cc-br] Licença Não-derivativa está OK?

cmotta at cbeji.com.br cmotta at cbeji.com.br
Thu Mar 4 04:19:26 EST 2004

Nao estou sendo gentil nao. Estou falando serio.

Pode deixar que eu entrarei em contato com o Zaclis (ele ainda esta aqui
ou ja voltou?). Ate o limite do meu conhecimento, o unico curso
especifico sobre Tecnologia no mundo eh o de Stanford – Law, Science and
Technology (falando de LLM – Master of Law). Sei que Yale, Harvard e
Berkeley possuem materias que tratam do assunto, alem de terem seus
respectivos centros de estudos (assim como Stanford). Os estudantes da
graduacao, tambem cursam as materias.

Como estou cursando o LLM, eu tive no semestre passado materias
especificas sobre IP (Copyright, Patent, Trademark, Trade Secret),
E-Commerce e o Colloquium, que eh uma materia na qual varios
palestrantes apresentam um tema (um por semana) e discutimos o assunto
em sala, tendo sempre dois alunos como panelistas. Eu tive interessantes
aulas com advogados (que atuaram em negociacoes bilionarias de IPO e de
paineis de arbitragem na WIPO – como arbitros ou advogados), juizes (que
participaram de casos famosos), fundadores de empresas (Pay-Pal, Amazon,
Mozilla), representantes da EFF etc.

Este semestre estou tendo IP international, Contracts Go High-Tech e
Advanced Contrats (com o Lessig e o Glenn).

Uma coisa eu posso falar com certeza. Minha visao sobre a Internet mudou
completamente depois que comecei a ter contato com o pessoal aqui. Eles
estao muito a frente do que eu achava que sabia (eu criei o CBEJI em
1998 e achava que sabia Direito da Internet...agora eu vejo que nao
sabia quase nada...). E impressionante o conhecimento que eles tem (nao
estou falando de capacidade, mas sim de acesso a informacoes). Estudamos
os cases aqui e sempre com alguem que estava envolvido. Essa e a
vantagem de Stanford. Estar em Palo Alto...

Com relacao a troca de esperiencias, estou aberto ao debate e a ajudar
quem precisar, pois sei que nao temos acesso a muita informacao no
Brasil.

Um abraco a todos!

Carlos Motta
796, Escondido Rd.,