Re: RES: Licenças para documentação (Era: RES: [cc-br] Licenças livres no Brasil e CC By-SA X DF SG)

Carlos Vieira cavvieira at gmail.com
Mon Dec 13 09:08:43 EST 2004

Ronaldo,

Para os detentores de copyright não há problema algum, mas para os
colaboradores, há um obstáculo. Acho melhor exemplificar:

Digamos que tu alteres o meu código e depois decidas alterar a
documentação para refletir tais alterações. Digamos que, para a
documentação, tenhas que incluir um pedaço do código, que está sob a
GPL, na documentação, que está sob a By-SA.
Acontece que a GPL exige que qualquer trabalho derivado esteja sob a
GPL e a By-SA também. Isto quer dizer, que, modificando a
documentação, ela deve continuar sob a By-SA. E também que, ao incluir
um pedaço GPL nela, ela deva "virar" GPL - o que é proibido pela
By-SA.

Minhas dúvidas são:
1) É possível usar a GPL para documentação? O que é necessário para tal?
2) Se eu incluir um pedaço de código GPL numa documentação By-SA /
GPL, a documentação passa a ser distribuída apenas sob a GPL?

Obrigado,
Carlos