RES: [cc-br] Pong (era Ping)

Cassiano, MatrizW > Listas listas at matrizweb.com
Thu Dec 2 06:55:18 EST 2004

Olá, lista, Paulino,
Sobre seus comentários...

At 01:12 1/12/2004, Paulino Michelazzo wrote:
>...resolvi usar um método diferente [para registro na Biblioteca
>Nacional]. Coloco os originais em um envelope e mando via correios para
>mim mesmo :) Pelo que me consta, isso é válido como garantia de "idade" da
>minha criação.

Essa dica é conhecida mas não sei se isso é lenda americana, se algum dia
deu certo aqui no Brasil. Mas é um claro improviso, mesmo q funcione. Não
dá pra chegar em uma empresa e dizer: "olha, o original é meu porque eu
postei isso pra mim mesmo há três anos...posso provar..." Certamente é mais
elegante dizer: "olha, sinto muito, o original é meu e consta no registro
tal, do dia tal..." Isso é irrefutável. E mais profissional, não?

>...a licença q tiramos online, na horinha e de graça, em um site americano...
>Qual é o site?

eu me referi ao próprio Creative Commons, a área que agora gera a licença
verde-amarela... O site "é" americano, podemos dizer assim...

>Poderia usar, creio eu, o sistema acima comentado.(..)

O q estou querendo discutir é estimar, no foro jurídico, qual será a
"aceitação" de uma licença CC, por juízes brasileiros, em um litígio. Não
sou adv, mas pelo que me consta o trabalho da lei é exatamente prever os
problemas. Quando não há problemas, tudo é divino, maravilhoso.
Sinceramente, eu tenho receio de liberar algo via CC *SEM* registrar antes
na Biblioteca.

Ademais, me parece natural fazer o registro na Biblicoteca e, depois,
licenciar via CC, no caso de textos ou músicas pelo menos. Como a própria
licença informa, a filosofia é liberar "alguns" direitos, não
necessariamente todos... Apenas quis aprofundar um pouco mais o tema, para
saber se estou pensando conforme o espírito da FGV e o CC, no Brasil e mundo.

Ou se realmente a BC agora é dispensável...o que aliás me parece uma tese
arrassadora, em termos mundiais, qual seja o país: uma licença produzida no
exterior se sobrepor a uma instituição nacional...

[]s
Cassiano