Re: [cc-br] Apresentação

CARBONI - Guilherme Capinzaiki Carboni gcarboni at tozzini.com.br
Mon Sep 8 16:33:36 EDT 2003

Meu nome é Guilherme Carboni. Sou advogado e formado em comunicação social. Especializei-me em Sociologia do Direito na Universidade Estatal de Milão, sou mestre e doutorando em Direito Civil na USP, autor do livro "O Direito de Autor na Multimídia" e do ensaio "As Condições de Eficácia do Direito de Autor nas Redes de Informação", que compõe o livro "Novas Fronteiras do Direito na Informática e Telemática", coordenado por Luiz Olavo Baptista. Atualmente, venho pesquisando os limites do direito de autor e a função social da propriedade intelectual, além de acompanhar as discussões sobre software livre. Já dei aulas sobre legislação nos cursos de Rádio e TV da FAAP e atualmente sou professor do MBA em tecnologia da informação na FEA-USP, além de assessorar na disciplina Direito de Autor na Faculdade de Direito da USP. Entendo que a nossa legislação autoral tenha que se adaptar aos novos tempos para garantir maior dinamismo na criação intelectual...

Um abraço a todos,

Guilherme

Caros membros da lista CC-Br,

Seguindo o ótimo exemplo de nossos colegas João Martins, Aurium e Dagoberto que se apresentaram recentemente, achei uma ótima idéia fazer isto também, já que apesar de ser o moderador da lista, ainda não tive a oportunidade de conhecer a todos pessoalmente.

Enfim, eu sou Ronaldo Lemos, e coordeno a área de direito e tecnologia da Escola de Direito da FGV no Rio de Janeiro (www.direitorio.fgv.br). Um dos principais focos da Escola é a relação entre o direito e a tecnologia. Por isto, desenvolvo trabalhos na área de governança da Internet (Comitê Gestor e afins), usos inovadores da propriedade intelectual em modelos colaborativos e de expansão do acesso à cultura (software livre, Creative Commons), bem como em outras áreas mais específicas e de negócios (padrões para TV Digital etc.).  Coordeno também o braço de educação à distância da Escola, que foi inaugurado com um curso de Direito da Tecnologia da Informação (www.fgvonline.com.br), desenvolvido por mim (!!).

Gostaria muito que outros se apresentassem também, para nos conhermos melhor e começarmos a formar a comunidade CC brasileira.

abs,

Ronaldo