Re: [cc-br] comentários à minuta

André L F S Bacci andre_ae at uol.com.br
Wed Oct 22 21:34:10 EDT 2003

Ronaldo Lemos da Silva Júnior wrote:

> Sua observação está correta. Para fazer modificações que
> re-estruturam a obra, existe uma licença específica que é a licença
> de Sampling. Vide a seguinte página:
> http://creativecommons.org/projects/sampling

Parece que a iCommons Brasil está rendendo mais que o estudo e adaptação das
licenças ao nosso sistema legal ;)

> Espero ter esclarecido.

Perfeitamente esclarecido!

Na verdado foi só a pouco que compreendi que a CC não vai de encontro ou
competir com os modelos de licenciamento de software livre e/ou opensource
(a base da minha dúvida na lista), mas sim especialmente (somente?) a
materiais com menos prática na área das liberdades, ou seja, todo o resto!

Não é de hoje que leio livros de informática em OPL, e já posso dizer que
estou curtindo um livro em Creative Commons Attribution-NoDerivs 1.0 (a
saber The Art of UNIX Programming, do Eric S. Raymond).

Espero, para nos próximos meses (ou infelizmente, anos) surgir bons projetos
de criação e manutenção de livros para ensino fundamental, médio e mesmo (pq
nao?) superior, em liceças da CreativeCommons. Ao meu ver, o próximo ponto
de ruptura, talvez antes mesmo do mundo fonográficao.

> Abs,
> Ronaldo

[]s e que os bons ventos continuem soprando nesses tempos interessantes!

[]s

André Æ