[AI] Relatório Estratégico de AI

Leticia Cianconi lecianconi em gmail.com
Sexta Novembro 27 14:07:31 EST 2009

Luiz, blza?

Primeiramente, as pessoas da lista tem pouco a dizer porque em geral os
assuntos aqui são tão toscos que a maioria deve passar batida em tudo. Além
disso, uma lista funciona como qualquer outro ambiente colaborativo: poucos
contribuem, muitos lêem. Nenhuma surpresa.

Quem disse que é "um entregável considerado o mais importante da Arquitetura
de Informação"? Vc está se baseando em que para fazer tal afirmativa?
Unicamente no livro do urso polar? Não concordo com afirmativas deste tipo,
tenham sido elas ditas ou escritas por quem quer que seja.

- Não existe um entregável mais importante que outro; o que existe são tipos
de entregáveis, que variam de acordo com a estrutura e recursos envolvidos:
prazo, escopo do projeto, time etc. E sempre deve ser feita uma análise de
quais documentos devem ser levados em conta na hora de apresentar o
planejamento de AI ao cliente. Então, podemos concluir que o que existem são
documentos complementares, que podem ou não agregar ao entregável final. O
arquiteto pode fazer um estudo de mercado, um bench de funcionalidades etc e
não necessariamente isto será entregue num documento formal para o cliente.

- Não existe AI sem estratégia de negócio, do mesmo jeito que não existe AI
sem UX. Independente de ser entregue um documento formal ou não (seja lá
qual for o documento).

- Quando falamos em um projeto longo, como um site que está sendo
reformulado ou sendo feito do zero, os documentos complementares se fazem
mais necessários. Em projetos menores, como melhoria contínua de sites e
outros projetos digitais como mobile, hotsites para campanhas etc, um sketch
pode ser o entregável final, baseado em conversas ou em uma reunião, por
exemplo, sempre levando em conta o escopo, o prazo, o tipo de cliente, o
grau de entrosamento da equipe envolvida etc. Em determinados projetos, o
entregável pode ser uma análise competitiva, uma avaliação heurística ou um
QA. Seja qual for o caso, isso não significa, de forma alguma, que o
objetivo final, que é o projeto no ar com qualidade e atingindo os objetivos
definidos, será menos estratégico do ponto de vista do negócio ou levará
menos em conta a UX.

Abs
Leticia