[AI] O lugar do Arquiteto

Luiz Agner luizagner em gmail.com
Segunda Maio 19 23:26:46 EDT 2008

Oi, galera.

Vamos lembrar tb que, além de ser uma área de atuação profissional
específica com inserção no mercado de trabalho e agências de publicidade, a
AI também pode ser considerada um campo de conhecimentos interdisciplinares
que envolve a sensibilidade para a Ciência da Informação, o Design, o
Jornalismo, a Ergonomia, a IHC, a Administração etc.

Nesse caso, acho importantíssimo que, do lado dos clientes, dos
contratantes, haja sempre profissionais que sejam capazes de enxergar as
demandas e de orientar ou validar os projetos, com os olhos atentos de um
AI.

Seja qual for a autodenominação ou a autoclassificação funcional do
profissional que está atuando dentro de uma organização solicitante, tudo
sairá bem mais afinado com os objetivos finais do usuário se este conhecer
um pouco mais sobre as noções básicas e os conceitos essenciais da
Arquitetura de Informação.

No IBGE, onde eu trabalho, tenho visto na prática a importância de que
houvesse mais conhecimentos sobre AI e Usabilidade, disseminados
internamente, entre os diferentes departamentos e profissionais,
independentemente dos rótulos e autodenominações.

Em suma, e se me permitem a heresia e a ousadia da conclusão:
-- a Arquitetura de Informação é algo importante demais para ficar nas mãos
dos arquitetos de informação.

[  ]s
LA

--
Atenciosamente,
Luiz Agner

Luiz Agner, D.Sc.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / IBGE
Escola Nacional de Ciências Estatísticas / ENCE
Gerência de Educação a Distância / CTA-EaD

UniverCidade / Escola de Desenho Industrial
Instituto de Artes Visuais / IAV
http://www.univercidade.br/iav/index.html

MSN: <agner_ead em yahoo.com.br>
Gmail: <luizagner em gmail.com>
Blog: http://www.agner.com.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2328427339458925

Conheça o livro:
"Ergodesign e Arquitetura de Informação: Trabalhando com o Usuário"
Ed. Quartet, 2006 - ISBN: 858569680X
Disponível nos sites das livrarias: Saraiva, Submarino, 2AB e Cultura
http://www.univercidade.br/iav/professores_agner.htm