[AI] RES: O lugar do Arquiteto

Jane Vita Novo jane.vita em gmail.com
Segunda Maio 19 10:58:05 EDT 2008

Olá pessoal;

Falando um pouco da minha experiência:
Meu último trabalho no Brasil foi nas Lojas Renner como analista web; que
nada mais é do que uma mesclagem de Arquiteto de Informação, Interaction
Designer e Analista de Requisitos Web, e eu não vejo muito como estas três
áreas não se mesclarem. Trabalhávamos muito com terceiros para a finalização
dos produtos, o que torna extremamente importante ter alguém avalie tudo de
dentro da empresa, informações, design patterns, ideologias; requisitos e
por ai vai. Antigamente isto normalmente era feito por alguém da área de
marketing e algumas vezes caia como uma bomba no TI.
Hoje trabalho numa empresa aqui da Finlandia chamada FJORD (www.fjord.fi)
como Interaction Designer, especializada em concept design. Não temos
arquitetos de informação, mas interaction designer, visual designers e
project managers, toda a fase inicial é feita pelo interaction designer -
arquitetura de informação, análise de interação, comportamento do usuário,
viabilidade, etc, chegando o produto na mão do visual designer dar os toques
finais, montar o protótipo, coerências e a apresentação. Assim, em modo
protótipo, o produto vai para o cliente, para que eles mesmos terceirizem ou
finalizem o produto.

Abraços
Jane Vita