[AI] O lugar do Arquiteto

Luciana Cattony lucianacattony em gmail.com
Quarta Maio 14 14:35:15 EDT 2008

Olá Luciano e lista!

Começo a enxergar uma tendência dos clientes valorizarem o papel do
arquiteto de informação para alcançarem os objetivos de negócio (claro que
isso ainda acontece devagar; a maioria deles por enquanto, nem sabe o que é
arquitetura de informação).

Trabalhei como arquiteta de informação na Agência Click e na Mapa Digital
(empresas focadas em internet) e fui contratada para trabalhar com
arquitetura na Gerdau (uma *siderúrgica* global... www.gerdau.com).
Sinceramente, achei isso uma evolução: uma empresa que produz AÇO contratar
um arquiteto de informação!!! :) Confesso que internamente muitas pessoas
ficam na dúvida em relação às atribuições / papel do arquiteto, mas que se
surpreendem quando vêem o resultado de nosso trabalho e começam aos
poucos, a valorizar a nossa profissão.

Outra tendência que vejo é a integração de profissionais de comunicação
com profissionais focados em tecnologia. Nas agências citadas acima,
trabalhava no departamento de criação e agora trabalho no departamento de
TI; acredito que essa junção é extremamente enriquecedora para ambas as
partes e muito importante para a "disseminação" e valorização do nosso
trabalho.

Felizmente nosso mercado está em expansão; temos que aproveitar as
oportunidades e executar um trabalho relevante para que, num futuro próximo
as empresas conheçam e valorizem nossa profissão. No estágio em que nos
encontramos, é muito importante que comecemos a "catequizar" nossos clientes
e colegas mostrando a importância do arquiteto de informação. Mas é claro
que para isso, temos que executar um trabalho sério, com qualidade, rigor e
muito compremetimento; ajudando os nossos clientes a alcançarem os
resultados desejados e facilitando a vida dos usuários ;)

Abraços e sucesso a todos!

Luciana Cattony
www.plantabaixa.wordpress.com