[AI] [DesInterac] Identificar necessidades dos usuários - Perguntar? Observar?

Frederick van Amstel usabilidoido em gmail.com
Quarta Maio 7 22:06:12 EDT 2008

> Mas não estaria correndo o alto risco também de imputar sua objetividade ao
> usar de sua própria subjetividade? Metodologia científica existe justamente
> para evitar que isso aconteça, ao que me parece...

Não existe objetividade sem subjetividade.

Objetividade vem de objeto e subjetividade de sujeito. Objetos têm
existência no mundo fenomênico a partir do momento em que temos
consciência de que ele existe. Antes disso, para todos os efeitos, ele
não existe. A consciência do objeto não é uma cópia dele ("uma
descrição pura dos fatos"), mas sim uma interpretação, um ponto de
vista, baseado na relação do objeto com o sujeito.

Por mais que me esforce para parecer universal, imparcial e preciso
nessa definição, você, equanto minha interlocutora identificará como
minha a fala, como produto de minha subjetividade, que é diferente da
sua e, portanto, você não precisa concordar com o que digo.

Isso que estamos discutindo é metodologia científica, mas não no
paradigma positivista de Ciência, no qual seria considerada discussão
inútil.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR