[AI] Metodologia de Desenvolvimento by: Lía Siqueira

Lia Siqueira lia.siqueira em gmail.com
Sexta Dezembro 12 14:14:57 EST 2008

Oi gente, eu tô precisando montar um projeto de redesign de um portal
educacional.

Como eu sou uma "jovem-designer" tava meio que sem saber por onde começar,
não sabia se começava fazendo uma avaliação ergonômica da interface atual,
ou se antes aplicava um questionário com o público alvo pra saber quais as
dificuldades deles... eu sei que tenho que fazer as duas coisas, mas não
sabia o que fazer primeiro...

Enfim, daí que eu tive a brilhante idéia de pegar a metodologia de algum
autor que eu me identificasse e fazer umas adaptaçôes dependendo das minhas
necessidades e detalhar o máximo possível.

O resultado até agora tá me parecendo bom, mas como eu sempre preciso de uma
segunda opinião, e aqui na lista eu espero ter pelo menos quinquagésimas
opiniões, eu vou mostrar pra vcs e ficarei no aguardo de observações e
contribuições.

A metodologia que eu me baseei foi Intervenção Ergonomizadora de Moraes e
Mont'Alvão

;)

*METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES
*

* *

*1º Objetivos*

• Definir objetivos do projeto (e estratégias se já existirem)

• Aplicação de briefing com o cliente

* *

*2º Público alvo*

            • Segmentação dos perfis dos usuários

            • Criação de personas

• Observação (assistemática ou sistemática, depende) do comportamento do
usuário durante a navegação

• Pesquisa qualitativa com aplicação de questionários (respostas abertas)

* *

*3º Problemas*

            • Análise ergonômica (heurística) da interface (sintetizar o
resultado pro cliente entender)

            • Análise de similares

- Identificar aspectos positivos e negativos

- Análise estrutural (tipos de conteúdo: o que é navegação, conteúdo
relevante, auto promoção, etc)

• Análise de tráfego (que seções são mais acessadas, se for redesign)

            • Topificar os problemas e gerar um parecer ergonômico
baseando-se na análise e nos resultados da pesquisa com os usuários

            • Hierarquizar os problemas

* *

* *

*4º Hipóteses*

            • Sugerir soluções para cada problema identificado,
respectivamente.

• Justificar com base nos princípios da ergonomia (usabilidade,
acessibilidade, AI, cognição) e do design (linguagem visual: cores, formas,
tipos, etc.).

* *

*5º Diretrizes*

            • Definir diretrizes para projetação

            • Definir estratégia

* *

*6º Projetação*

            • Card sorting

            • Fluxograma

            • Wireframes (protótipos)

*7º Desenvolvimento*

            • Layout estático (4 páginas importantes)

            • Aprovação

            • Codificação (desenvolvimento em camadas)

            • Programação

*8º Avaliação*

            • Aplicação de testes de usabilidade

*9º Finalização*