[AIfIA-pt] wireframes

joao fanara webmaster em listagem.com.br
Segunda Julho 28 17:28:14 EDT 2003

Faz muita falta em empresas que desenvolvem projetos web a figura do AI.
Normalmente o próprio designer é que é o responsável pelo wireframe, layout,
usabilidade etc. Então, este toma pra si este hábito e provavelmente sente
dificuldade em compartilhar essa tarefa.
Particularmente eu adoro repartir tarefas e trabalhar em grupo,
principalmente quando tenho segurança da competência dos participantes. Aqui
onde trabalho, tenho dificuldades em trabalhar com wireframes, porque isso é
considerado "perda de tempo" [sem comentários]... Pro designer que conhece e
trabalha bem com web, wireframes é uma salvação e receber este estudo de
quem realmente sabe fazer é um alívio.
Semana passada fui dar uma consultoria pra uma equipe de designers num museu
daqui do RJ. São ótimos profissionais mas.... nunca trabalharam com
internet. Foi um choque para eles entenderem as particularidades de um
projeto de internet (aspecto multiplataforma, usabilidade, acessibilidade,
AI). Pra minha sorte, logo perceberam que o layout inicialmente proposto por
eles não era viável. Imagino como seria doloroso para eles receberem uma
estrutura "pronta" para que o layout se encaixasse naqueles moldes. Estou
trabalhando isso em doses homeopáticas com esta equipe, hehehe.
[]'s
João Fanara
www.listagem.com.br