cc-br - Re: [cc-br] (Re: ecad)

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Pablo de Camargo Cerdeira <pablo.cerdeira AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] (Re: ecad)
  • Date: Fri, 15 May 2009 13:52:09 -0300

Encaminhando a mensagem do Professor Ronaldo Lemos, que teve um
problema para ser redistribuída pelos servidores. Acho que sua questão
fica bem respondida agora, Hudson:

--------------------

Ola' Hudson, do ponto de vista juridico, nao existe qualquer
incompatibilidade entre arrecadacao de direitos e o licenciamento em
CC.

Todos aqueles que licenciam suas obras com uma licenca de uso nao
comercial tem o direito de receber os pagamentos normalmente do ECAD e
suas associacoes, ja' que a licenca de uso nao comercial reserva
expressamente o direito do artista de receber pela execucao publica de
sua obra (e' um modelo que conjuga liberdade de compartilhamento da
obra para fins nao comerciais, com a exploracao regular da obra
gerando receitas para o artista).

Mas o ECAD e algumas de suas associacoes (notadamente ABRAMUS e UBC)
tem feito campanha contra o Creative Commons.

Escrevi um texto para explicar a situacao que esta disponivel aqui:
http://www.overmundo.com.br/overblog/o-creative-commons-e-os-direitos-autorais

Um abraco,

Ronaldo

Pablo Cerdeira