cc-br - Re: [cc-br] (Re: ecad)

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Pablo de Camargo Cerdeira <pablo.cerdeira AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] (Re: ecad)
  • Date: Fri, 15 May 2009 12:53:20 -0300

Hudson,

Ao menos em tese, a posição das associações com relação ao uso de CC
pelos seus filiados deveria ser: e ai?

Da mesma forma que um associado pode utilizar um contrato elaborado
pelo advogado X, Y ou Z, pode usar uma licença CC.

Mas a questão do uso de CC, na prática, tem dois desdobramentos para
as associações:

1. político: independentemente da licença CC escolhida, existe a
questão de que muitas associações simplesmente não gostam, são
dirigidas por pessoas que não gostam do CC e pronto. Isso pode gerar
algum desgaste político apenas;

2. econômico: dependendo da licença escolhida, as associações
arrecadam menos. Isso porque se a licença envolver licenciamento
comercial livre, não há direitos para serem recolhidos, logo a parcela
das associações é afetada por tabela.

Mas na prática as associações não tem nenhuma ingerência sobre o
licenciamento escolhido pelo autor ou pelo intérprete. Não há nenhuma
previsão nos estatutos. Ou seja, pode usar, sim.

Note uma coisa: as associações trabalham com porcentagens sobre a
arrecadação das execuções públicas de fonogramas (que é o que o ECAD
recolhe). Isso não abarca as obras.

Assim, uma letra de música (obra), por exemplo, se licenciada sob uma
licença CC que permita uso comercial sem obrigação de distribuição
pela mesma licença das obras derivadas poderá ser usada em diversos
fonogramas comerciais, gerando, de fato, mais receitas para as
associações do que uma obra protegida.

abs

Pablo Cerdeira
pablo AT fgv.br