cc-br - Re: [cc-br] duvidas quanto ao uso não-comercial

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Carlos <cavvieira AT gmail.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] duvidas quanto ao uso não-comercial
  • Date: Sun, 2 Apr 2006 16:32:56 -0300

Xii... terreno pantanoso!

Essa é a maior crítica à CC-NC. Do jeito como está definida na
licença, quem decide se é uso comercial é o juiz. Isso, de certa
forma, coíbe quase todos os usos que se possa dar ao trabalho, exceto
uso pessoal.

É ruim até pra faculdades particulares, pois elas lucram com o que é
ensinado aos alunos. Existe um certo incentivo por parte de alguns
grupos em relação a remover por completo a opção não comercial. São os
mesmos grupos que defendem uma simplificação do confuso sistema de
licenças CC (algo como 3 licenças já dá pano pra manga o suficiente,
imagine as 18 que existem atualmente!).

Abraços,
Carlos