cc-br - Re: [cc-br] bases legais do CC no Brasil?

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Ronaldo Lemos" <rlemos AT fgv.br>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>, "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] bases legais do CC no Brasil?
  • Date: Thu, 26 Jan 2006 10:28:26 -0300

Ola a todos, a pergunta e' importante. Como o mote do Creative Commons diz, a
licenca adota um modelo de "Alguns Direitos Reservados", em vez do
tradicional "Todos Direitos Reservados". Quando alguem licencia uma musica
dizendo que a mesma e' para fins nao-comerciais, a consequencia pratica e'
que essa pessoa esta reservando o direito de uso comercial para si. Ou seja,
somente ela pode autorizar o direito de uso comercial.

Desse modo, se voce licenciou uma musica sob o CC que nao permite uso
comercial e descobriu que alguem esta usando a mesma comercialmente sem a sua
autorizacao, esta pessoa esta infringindo os seus direitos autorais. Com
isso, todas as medidas tradicionais de violacao de direitos autorais sao
aplicaveis a violacao. O CC e' um instrumento para dizer quais os usos voce
autoria sobre a sua obra. Se alguem usa de um jeito nao autorizado por voce,
esta violando seus direitos autorais.

abs

ronaldo