cc-br - Re: [cc-br] Apresentação e outros

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Felipe Sanches <felipe.sanches AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Apresentação e outros
  • Date: Mon, 12 Dec 2005 23:19:18 -0200

Eu não diria de forma generalizada que "copyleft" seja prevenção de
licensiamento restritivo. Imagino que licenças como a GPL, por
exemplo, são restritivas sim. Mas o são de fora simétrica e totalmente
oposta às licenças proprietárias. Licenças como a GPL são extremamente
restritivas do ponto de vista do desenvolvedor de software
proprietário, por exemplo. Certa vez ouvi alguém dizendo que o
software livre já nasce cheio de não-liberdades : você NÃO PODE
(pelomenos em casos como o da GPL) fechá-lo, por exemplo.
Isso tem tudo a ver com o fato de o software livre (e a cultura livre
, em geral) não ser uma anarquia generalizada. Há uma ordem imposta.
Há uma regra de uso , explicitada pela licença aplicada à obra pelo
detentor do copyright, que não deixar de ser uma não-liberdade àqueles
que desejariam fazer algo que vá contra os termos da licença.

Quero deixar claro aqui que sou fanático pela cultura livre. Só para
não deixar dúvidas...

Felipe "Juca" Sanches