cc-br - Licenças para documentação (Era: RES: [cc-br] Licenças livres no Brasil e CC By-SA X DFSG)

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Carlos Vieira <cavvieira AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Licenças para documentação (Era: RES: [cc-br] Licenças livres no Brasil e CC By-SA X DFSG)
  • Date: Mon, 13 Dec 2004 10:16:22 -0300

Caro Ronaldo,

Muito obrigado pela rápida resposta, isto sana minhas dúvidas quanto
ao licenciamento do software.

Entretanto, surgiu uma outra dúvida: qual licença usar para documentação?

É importante que quem puder alterar o programa possa também alterar a
documentação. Ainda deve ser possível que esta pessoa (que não detém
os direitos do programa) possa incluir partes do código na
documentação e vice-versa.

A GNU FDL, segundo pesquisei, não permite tudo isto, além de fazer
algumas exigências que não nos interessam. Uma licença como a
Atribuição-Compartilhar segundo a mesma licença atinge quase todos os
nossos objetivos, exceto que não é possível fazer o intercâmbio
software-documentação por terceiros.

O que me ocorre é fazer um licenciamento duplo, mas não consegui
encontrar na internet informações suficientes pra decidir como fazer
isso.

Será que tornar apenas a documentação CC By-SA / CC-GNU GPL é
suficiente? Se sim, teremos que definir "código-fonte" e "Programa",
usados na licença?

Desde já agradeço a atenção.
Carlos