aifia-pt - Re: [AI] [DesInterac] Re: Elementos da Experiência do Usuário e Desenvolvimento Ágil

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: Bernardo Doré <berdore AT gmail.com>
  • To: desinterac AT googlegroups.com
  • Cc: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] [DesInterac] Re: Elementos da Experiência do Usuário e Desenvolvimento Ágil
  • Date: Fri, 30 Sep 2011 10:59:25 -0300

Fred, legal sua explanação sobre a indústria automobilística mas independente de como é feito o carro, nenhuma montadora coloca uma roda na loja e diz que é um carro completo. Muito menos inventa uma roda nova e chama os donos dos carros pra fazer um "update". Digo isso só para ilustrar. Aí é que começam as diferenças pois nós que trabalhamos com software fazemos esse tipo de coisa.

Patterns, toolkits e guidelines são interessantes e são um ótimo ponto de partida. Eles tornam o processo bem mais rápido, é como se você começasse uma corrida de 100m já na metade da pista. Menciono novamente a estratégia, precisamos dela para agregar mais utilidade ainda a essas ferramentas. Sem estratégia a consolidação de qq guia desse tipo vira um conjuntinho de boas práticas e padrões, e quem já tem experiência já está com isso na cabeça. Outra função dessas ferramentas é manter um histórico, registrar decisões de design e entender os motivos na época do desenvolvimento. Em uma situação de redesign isso pode ser muito útil. Porém surge novamente aquela velha questão de resolver um problema e criar: só pode criar um histórico quem tem recurso para isso.

Acho que todo mundo aqui consegue entender o problema. Como resolver vai depender muito do contexto de trabalho e projeto de cada um.

[]'s

Bernardo