aifia-pt - Re: [AI] [DesInterac] Activity-Centered Design - "the best way to satisfy users is sometimes to ignore them"

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Frederick van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: desinterac AT googlegroups.com
  • Cc: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] [DesInterac] Activity-Centered Design - "the best way to satisfy users is sometimes to ignore them"
  • Date: Thu, 14 Jul 2011 11:12:59 +0200

Tenho trabalhado Design Centrado na Atividade com meus alunos no Instituto Faber-Ludens há alguns anos com excelentes resultados. Esse artigo do Norman é interessante mas a ficha dele caiu um pouco atrasada. Tem gente pesquisando o assunto há pelo menos 20 anos antes dele. O problema é que ele não cita, então fica parecendo que ele inventou essa abordagem.

Tem um modelo chamado sistema da atividade, desenvolvido por Engeström, que é bem útil na análise de observações de campo. O foco é identificar as contradições, que são a origem da inovação social, e modificar as regras, divisão do trabalho ou intrumentos da atividade, provocando a reconfiguração de todo o sistema da atividade.

No nosso site tem uma porção de projetos de design de interação que utilizam esse modelo:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/taxonomy/term/230

Quem quiser saber como usar, os slides da minha aula estão aqui:
http://www.slideshare.net/usabilidoido/teoria-da-atividade

E tem um outro mais prático aplicando ao design de redes sociais centradas na atividade:
http://www.slideshare.net/usabilidoido/design-redes-sociais