aifia-pt - Re: [AI] [DesInterac] Re: Recado importante para os designers

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: edson rufino de souza <edson.rufino AT gmail.com>
  • To: desinterac AT googlegroups.com
  • Cc: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>, "especializacao AT listas.faberludens.com.br" <especializacao AT listas.faberludens.com.br>
  • Subject: Re: [AI] [DesInterac] Re: Recado importante para os designers
  • Date: Tue, 31 May 2011 12:09:31 -0300

caríssimos,

também sou a favor da regulamentação.  ela já se mostra necessária há
muitos anos, como alguns colegas professores tem colocado há tempos.
este processo é fundamental para que haja reconhecimento real da
atividade, não só em teoria como tem ocorrido.

concordo com todos os pontos negativos colocados, e também não vejo
impedimento para que o pl avance por causa deles.  o que acho mais
legal é que esses pontos dissonantes posssam contribuir para. que o pl
seja um instrumento melhor, com possíveis ajustes no tempo de
exercício, cursos exigidos etc.

para quem ainda não vislumbrou as vantagens: regulamentação leva ao
reconhecimento jurídico de uma profissão, e a se evitar distorções que
ocorrem todo o tempo em concursos, editais de financiamento, fomento
etc.  quando não se tem parâmetros sólidos para entender uma
atividade, vai na base do "eu acho que é isso" e saem as maravilhas
que cansamos de ver.

pra exemplificar: um concurso recente pediu candidatos formados em
design gráfico, e uma aprovada em desenho industrial - comunicação
visual não foi aceita.  parece óbvia a correlação, não é?  para o mec
também, mas não para as cabeças dos juízes e da banca, que se tivessem
parâmetros legais para entender a atividade não procederiam em tal
absurdo.

pensem, reflitam, e vejam todos os lados da questão.  e o mais
importante, se discorde, tente contribuir para um projeto melhor!

um abraço!
--
edson rufino de souza